BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CIÚMES x PATOLOGIA: Quando o ciúme ultrapassa o limite da patologia

Maraisa Tosatti L. Neves
Psicóloga - CRP: 08/12820
**

O sentimento pode ser definido como um conjunto de emoções provocadas por alguma ameaça à estabilidade de um relacionamento amoroso. E, justamente por ter muitas facetas, costuma serdifícil estabelecer o limiarentre a manifestação normal e a patológica.
Pessoas com amor patológico costumam sofrer por causa do ciúme devido ao intenso e contínuo medo da perda do parceiro. Se caracteriza pela excessiva desconfiança, possessividade e questionamentos sobre a fidelidade do companheiro.
Existem atitudes em que poderiam provocar ciúme em qualquer pessoa, tais como telefonemas secretos e insistentes do cônjuge, confirmação de traições passadas, constante distanciamento afetivo e/ou físico e conduta excessivamente crítica com relação ao companheiro. Mas no ciúme patológico, existe o potencial para atitudes impulsivas, violentas e egoístas. Os pensamentos do ciumento costumam ser intrusivos, desagradáveis e incitam atitudes de verificação ou busca de reasseguramento.
O quadro motiva inúmeros casos de homicídio seguido de suicídio; são os chamados “crimes passionais”, em geral cometidos por homens portadores de alguma comorbidade psiquiátrica.
Pacientes que reconhecem seus comportamentos como inadequados ou injustificados apresentam mais sentimento de culpa e depressão; os demais demonstram raiva e condutas impulsivas mais pronunciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário