BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A importância da Avaliação Psicológica nos pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica


Maraisa Tosatti Locatelli Neves
CRP: 08/12820


A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal, trazendo prejuízos à saúde do indivíduo, com repercussões psicossomáticas patológicas e desencadeando a piora na qualidade de vida.
A pessoa que é obesa apresenta um grande sofrimento psicológico e resulta no preconceito social e no comportamento compulsivo alimentar. Na maioria dos casos, a obesidade é um grande mecanismo de defesa dessas pessoas.
No momento em que decidem realizar a cirurgia bariátrica, surgem questões emocionais, como ansiedades e inseguranças. Começam a refletir sobre mudanças relacionadas ao seu corpo e aos hábitos alimentares. Desta forma, o paciente além de saber todas as orientações médicas e técnicas, é necessário o acompanhamento psicológico em todas as fases do processo. A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e pode apresentar riscos e complicações
O trabalho do psicólogo se inicia dois meses antes da cirurgia, com uma sessão semanal, onde é avaliado se o paciente está apto emocionalmente para a realização da cirurgia, através de entrevistas e testes apropriados.
É importante avaliar a imagem que o paciente tem do seu próprio corpo, verificando a presença de transtornos alimentares e ansiedades. Imprescindível a compreensão com relação à cirurgia, riscos, complicações, conseqüências emocionais, sociais e físicas. Motivar o paciente a estar seguindo todas as orientações e recomendações da equipe multidisciplinar (médico, nutricionista e psicólogo).
Após a cirurgia, é importante dar seguimento ao processo. Auxiliá-lo a se compreender melhor, torná-lo responsável pela vivência de uma nova identidade e lidar como uma nova realidade. Estimular o processo ativo de emagrecimento junto à equipe multiprofissional.
E uma das coisas mais importantes de todo esse caminho é a presença da família a qual deverá ser o maior suporte para esse paciente durante todo esse processo de emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário