BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 8 de julho de 2010

LOGOTERAPIA

Foto de Isabela com esposa de Viktor Frankl ( Elly) - Viena 2008

Resumo da entrevista concedida pela psicóloga Izar Xauza no Jornal Gazeta do Povo do dia 09 de abril de 2010.

O que caracteriza o pensamento de Viktor Frankl (1905-1997) sobre o ser humano?

Para Frankl, o criador da logoterapia, o que mantém o ser humano é a busca pelo sentido de vida e por realizar esse sentido. O médico e psiquiatra austríaco descobriu isso não apenas com os seus pacientes, mas na própria vida, durante sua experiência nos campos de concentração. Os prisioneiros que não viam um sentido em sua vidas sucumbiam; os que tinham essa consciência de sentido tinham forças para continuar vivos.
Viktor Frankl, por exemplo, se dispôs dentro do campo, a ajudar os outros a encontrar um signficado para suas vidas. Sozinho, ele elaborava o que viriam ser seus livros e recordava dos momentos com sua esposa.Ter um sentido em sua vida o manteve firme e psicologicamente sadio.

Mas nem todos passam por situações extremas que permitam essa tomada de consciência. Como encontrar o sentido da vida no dia a dia?

O sentido não deve ser imposto. Nas circunstâncias da vida, a própria pessoa deve descobrir seu sentido. Os valores simples, transcendentais, éticos, estético, o amor são peças fundamentais para esta descoberta. Quando as pessoas “esquecem” dos valores, acabam tendo comportamentos sucedâneos.

Que comportamentos seriam esses?

Exemplos de pessoas que mantêm esses comportamentos são:
Consumistas - buscam realizações atravéz de bens materiais.
Hedonistas - buscam de forma desenfreada o prazer.
Workaholic – Não percebem a profissão como um serviço para si mesmo e para a sociedade. Se afundam no trabalho pelo trabalho.
Muitos confundem isso com busca de sentido de vida, mas isso é busca pela satisfação. E esta busca, até pode trazer alegrias, porém, efêmeras - e acabam no vazio existencial. O sentido de vida é diferente de um objetivo, é muito mais amplo e inclui valores éticos. Não basta trabalhar, namorar, estudar, sem mobilizar ideais.

Qual é a importancia do desenvolvimento pessoal do pensamento de Viktor Frankl?

Frankl tinha uma visão completa da pessoa humana. As teorias anteriores falavam do mecanismos psíquicos, que realmente existem, mas reduziam o homem a um plano animal. O desenvolvimento pessoal é importante dentro do pensamento do Frankl porque ele parte do princípio de que as pessoas podem e devem se aperfeiçoar ao buscar e cumprir o sentido de suas vidas.
Ele não queria que as pessoas fossem vistas como maquina; ele queria ativar nos outros o que eles tem de melhor. Ele ressaltava a importancia da dimensão espiritual, que tambem está presente na arte, cultura, amor, em tudo que é elevado. Reconhecer essa possibilidade de aperfeiçoamento leva a reconhecer a dignidade do ser humano.

Uma vez, Frankl sugeriu que, para fazer par com a Estátua da Liberdade, na costa Leste norte Americana, deveria haver uma Estátua da Responsabilidade na costa oeste. Como os conceitos de Resposabilidade e Liberdade se integram para Frankl?

A liberdade deve gerar responsabilidade. Não é uma liberdade de fazer o que vem a cabeça. Isso no fundo é libertinagem. A boa liberdade é a liberdade para obter a realização do sentido da vida. Nesse processo a responsabilidade surge naturalmente.

Que memórias tem de Frankl?

Quando ele completou 90 anos, houve uma grande festa em Viena para ele com convidados do mundo todo. Ele disse a Izar Xauza nesse dia: “ 90 anos não são nada. O que interessa é o que eu faço diariamente.” Desde então ela se pergunta todos os dias, ao acoradar, o que farei com sentido; e ao dormir, o que fiz com o sentido naquele dia. Esta foi a grande lição que aprendeu com ele.


Isabela B. Gasparin
Psicóloga Logoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário